No último dia 21 de junho de 2024, a prefeita de Surubim, Ana Célia, sancionou o primeiro Plano Municipal de Juventude de Surubim (PMJ), tornando assim, Surubim, como a primeira cidade de Pernambuco a ter o sistema municipal de juventude completo.
O PMJ é uma lei que define as diretrizes, ações e objetivos das políticas destinadas aos jovens de Surubim por um período de 10 (dez) anos. Importante destacar que a construção do Plano deu-se início em agosto de 2023 e contou com a escuta de centenas de jovens de diversas identidades, com escuta presenciais e virtuais.
Ao longo de quase 1 (um) ano, o Plano foi sendo construído por muitas mãos. Durante a realização da 3ª Conferência Municipal de Juventude, que aconteceu em 30 e 31 de agosto de 2023, os delegados e delegadas da conferência puderam se debruçar em torno das propostas já elaboradas e, ainda, propor novas. Em seguida, foi realizada diversas escutas temáticas, para garantir a diversidade juvenil que Surubim possui.
O Plano de Juventude de Surubim possui 13 eixos de abrangência, que são as áreas principais de atuação do Plano. O documento contempla além dos 11 eixos do Estatuto da Juventude (Lei Federal Nº 12.852/2013) ainda estabelece como um eixo específico para a gestão municipal, o Direito à Vida nas Comunidades Rurais, além de criar o Sistema Municipal de Juventude.
Este é o documento mais importante para as juventudes surubinenses, pois muda o paradigma das políticas juvenis na cidade, tornando a juventude como Política de Estado e não mais como política de governo, o que significa dizer, que os próximos gestores terão que garantir a execução do referido documento, que foi pensado, escrito, corrigido e aprovado pelas juventudes surubinenses.
O PMJ para ser elaborado contou com a assessoria técnica da empresa Idear Consultoria em Políticas Públicas.
Para ter acesso ao Plano Municipal de Juventude na íntegra, basta Clicar Aqui!